sábado, 17 de outubro de 2009

RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA

Todos os dias, sob céu azul ou nublado e independentemente da estação, todos nós estamos expostos à radiação ultravioleta do sol. E podemos não perceber, pois, ao contrário da luz solar (visível), a radiação ultravioleta é invisível aos olhos.

  • Afinal, o que são raios-ultravioleta?

A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética ou os raios ultravioletas com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios X.Esta faz parte da luz solar que atinge o nosso planeta e é essencial para a preservação do calor e a existência da vida. No entanto, em função dos buracos na camada de ozono, provocados pela nossa civilização, estamos expostos a esta radiação sem qualquer proteção. Sem a camada de ozono, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento e até cancro de pele.

  • Quais são os tipos de radiação UV?

A faixa do espectro eletromagnético que compreende a Radiação ultravioleta é subdividida em 3 tipos diferentes: UVA, UVB e UVC. Esta diferenciação dá-se em função da faixa de comprimento de onda, sendo a UVC com comprimento de onda menor e a UVA com comprimento de onda maior. Do total de radiação emitida pelo Sol, uma pequena parcela chega até a superfície terrestre. E isto ocorre porque a atmosfera funciona como um verdadeiro filtro.

UVB

UVC

  • Os raios ultra-violetas podem causar danos ao corpo humano?
sim, sem dúvida. Os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento e até cancro de pele.É por isso que são tomadas precauções, como colocar muito protector solar na praia, usar chapéu se a exposição ao sol for longa etc.



Curiosidade:


O perigo do bronzeamento Artificial!
Conforme dito por alguns médicos dermatologistas, a quantidade de UVA emitida por uma câmara de bronzeamento pode chegar a ser 10 vezes maior que a da luz solar. Pode-se imaginar então o dano causado à pele! Este dano, segundo os especialistas, só vai aparecendo com o passar dos anos. O uso destas câmaras para bronzeamento deve ser evitado apesar das alegações de que não fazem mal à pele. Elas provocam o envelhecimento precoce e podem causar cancro da pele.



Fotos tiradas com luz ultravioleta:


























1 comentário: