- Ilusão: Interpretação falsa de uma imagem sensorial real. Ao contrário da alucinação, a ilusão tem o seu ponto de partida nume impressão real, só que esta é deformada intelectualmente. As ilusões podem afectar todos os sentidos (há ilusões tácteis, olfactivas, auditivas, gustativas e cenestésicas), sendo as visuais as mais frequentes.
- Óptica: Estudo dos fenómenos luminosos, isto é, dos fenómenos associados á radiação electromagnética compreendida na gama de frequências entre os 4,310 elevado a 14 e os 7,510 elevado a 14 Hz.
Ilusão Óptica: O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo erróneo. Algumas são de carácter fisiológico, outras de carácter cognitivo.
As ilusões de óptica podem surgir naturalmente ou serem criadas por astúcias visuais específicas que demonstram certas hipóteses sobre o funcionamento do sistema visual humano.
Curiosidade:
Bem, a primeira tem mesmo lá marcados os pontos brancos, não fossem os nossos olhos falhar... O caso é que quando só temos a malha de linhas, vemos os pontos.
ResponderEliminarUm assunto interessante. Porque é que os nossos próprios olhos ou cérebro nos causam estas ilusões?