sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Espelhos

Olá caros colegas!
Bem, visto que nas nossas aulas de óptica e teoria de cor temos falado na formação de imagens/raios de luz em espelhos planos, côncavos e convexos, resolvi fazer um post com a ideia mais aprofundada :)



Espelho plano

Com um espelho plano comum, vemos a nossa imagem com a mesma forma e tamanho.
É uma imagem enantiomorfa (Simetria de dois objetos que não podem se sobrepor. Um exemplo simples de enantiomorfismo é uma imagem formada no espelho. Os objetos e suas imagens são enantiomorfos. As moléculas que fazem isomeria espacial também são enantiomorfas.) e encontra-se à mesma distância do objeto ao espelho.
Os raios que partem de um objeto, diante de um espelho plano, refletem-se no espelho e atingem os nossos olhos. Assim, recebemos raios luminosos que descreveram uma trajetória angular e temos a impressão de que são provenientes de um objeto atrás do espelho, em linha recta, isto é, mentalmente prolongamos os raios refletidos, em sentido oposto, para trás do espelho.






O espelho côncavo


Em relação aos espelhos côncavos pode se verificar que todos os raios luminosos que incidirem ao longo de uma direcção paralela ao eixo secundário passam por (ou convergem para) um mesmo ponto F - o foco (efeito óptico que torna a imagem visualizada nítida do ponto no qual os raios de luz convergem.) principal do espelho (ou simplesmente foco do espelho).
Ao passarmos um feixe de luz paralelo ao eixo óptico, a sua luz será toda desviada para um ponto comum sobre o eixo óptico chamado de foco. Esse feixe corresponde a luz vinda de um objeto muito longe, por exemplo uma árvore muito distante.



O espelho convexo

Um espelho convexo é um espelho que se caracteriza fisicamente por apresentar a sua superfície esférica externa como face refletora. Os raios de luz incidentes nesse espelho refletem de forma divergente e tem seus prolongamentos direcionados para o que se encontra no lado posterior do espelho. Assim, as imagens conjugadas por um objeto real, tem natureza virtual e o seu tamanho é sempre menor em relação ao objeto, sendo orientadas no mesmo sentido do objeto, portanto direitas.
Devido essas características, esses espelhos tem aplicações diversas quando se deseja um grande aumento no campo visual. Podem-se citar os espelhos retrovisores externos de veículos e motocicletas, bem como os espelhos utilizados em lojas, supermercados, farmácias entre outros.

2 comentários:

  1. Sim, boas imagens. Tenho a esperança que agora as compreendamos melhor. Gostaria de ler textos com um tom mais seu. Isto parece discurso de professor. Procure traduzir o que vai encontrando para uma linguagem própria.
    Continue!

    ResponderEliminar
  2. Olha esto me ajudou muito eu so axei uma explicaçao pra um trabalhao bom aki obrigado
    parabens pelo blog

    ResponderEliminar